top of page

Pesquisas

Cristianismo e Objetivação da Cultura na Amazônia Indígena

 

O projeto tem como objetivo etnografar a experiência cristã de grupos indígenas amazônicos, relacionando-a com os processos de objetivação da cultura hoje vividos por muitos desses grupos. O nosso intuito é mostrar a continuidade histórica entre a atividade missionária cristã, especialmente aquela pós-Vaticano II, e as operações de reinvenção cultural frequentemente denominadas resgate cultural. Visamos compreender também a continuidade entre os efeitos desses dois tipos de experiência, a cristã e aquela da cultura, normalmente tratadas na literatura antropológica como dissociadas e mesmo antagônicas.

 

Iniciado em 2014, o projeto de pesquisa se encontra em curso e conta com o financiamento do CNPq e da FAPERJ.

O Cristianismo na Amazônia Indígena

 

A pesquisa tem como objetivo a compreensão dos modos e efeitos da cristianização nos grupos nativos das terras baixas da América do Sul, e a elaboração de um modelo teórico para se pensar a conversão, tendo como ponto de partida a perspectiva indígena. A sua base empírica será a etnografia dos índios Wari', habitantes do estado de Rondônia, Brasil e outros grupos a serem estudados por alunos de mestrado e doutorado, que será sistematicamente analisada à luz de produções teóricas e etnográficas sobre o tema, referentes não só a essa área etnográfica, como também à Melanésia, à Africa e a outras regiões da América, sobretudo ao Ártico, para a observação de contrastes e continuidades com o caso sulamericano.

 

O projeto de pesquisa foi concluído em 2014 e seus principais resultados podem ser encontrados nas Publicações deste site.

bottom of page